Em uma de minhas leituras, me deparei com uma frase de Osho onde ele sabiamente disse: “Você é uma obra de arte – Impossível de repetir, incomparável e absolutamente única”.

E isso é uma grande verdade, cada um de nós possui em sua essência qualidades, defeitos, manias e talentos únicos. Podemos em algumas situações pensar e agir semelhantes a outras pessoas, mas mesmo assim nunca iguais em sua totalidade.

Porque então, no mundo corporativo ouvimos tanto a frase: “Ninguém é insubstituível.” ?

Se considerarmos esta frase uma verdade absoluta, como justificar tantos comentários do tipo: “Nunca vai existir alguém como Ayrton Senna.” ou “O Mundo nunca mais terá alguém como Mahatma Gandhi!”. E pensando bem, quem substituiu Steve Jobs? Madre Teresa de Calcutá? Carmem Miranda ou Albert Einstein? E tantos outros que marcaram a história?

A diferença está no legado que o talento dessas pessoas deixaram. São exemplos seguidos por muitos, que inspiraram e inspiram até hoje, e que ainda irá perdurar por muitas gerações.

Então a pergunta que faço é: O que você, profissional desse mercado cada vez mais exigente, tem feito para que o seu talento na empresa seja insubstituível? Que legado você está construindo?

Seja Insubstituível, não porque não  podem te trocar por outra pessoa, mas porque seu talento nunca será esquecido!

 

Foto Flavia

Flavia dos Santos – Consultora e Palestrante

LOGO copiar